Perguntas frequentes

Posso usar aparelho mesmo tendo próteses e ausências dentárias?

Sim. Um dente com coroa ou tratamento de canal move-se como um dente restaurado. Quando há ausência de dentes, o tratamento ortodôntico ajudará no alinhamento dos dentes remanescentes e irá preparar os espaços para futura reabilitação com próteses ou implantes.

É muito tarde para usar aparelho se eu já sou um paciente adulto?

Não. Um grande percentual dos nossos pacientes é adulto. Saúde, felicidade e auto-estima são vitalmente importantes para um adulto. Não existe um paciente “tão velho” para usar o aparelho.

A ortodontia pode corrigir problema enquanto a criança ainda estiver os dentes de leite?

Sim. Alguns problemas ortodônticos exigem intervenção precoce. Porém, se o paciente ainda está pronto para o tratamento iremos acompanhar o caso até a idade de iniciar o tratamento adequado.

O que é uma consulta de emergência?

Se os bráquetes estão causando muita dor ou se alguma coisa quebrou, você deve ligar para o consultório. Na maioria dos casos faremos as instruções emergenciais por telefone. Se você precisar de uma consulta de emergência explique para a secretária que ela marcará o horários mais próximo para solucionarmos o problema.

Com qual freqüência devo escovar meus dentes com o aparelho?

Pacientes com aparelho devem escovar os dentes no mínimo quatro vezes ao dia.
No dia da instalação do aparelho ortodôntico você recebera instruções de higiene bucal. Mostraremos como deve ser utilizado o passa-fio, superfloss, escovas interdentais, e enxaguatórios bucais.
Você receberá todas as informações para manter uma excelente higiene bucal.

Existe alguma comida que devo evitar por estar usando o aparelho?

Sim. Quando iniciar o seu tratamento iremos explicar detalhadamente os cuidados com o aparelho e as comidas que devem ser evitadas. Você não deverá comer gelo, balas duras e pegajosas, vegetais crus, pipoca, pé-de-moleque…

Posso praticar esportes com o aparelho?

Sim. Você deverá usar protetor bucal para praticar esportes que oferecem riscos de traumatismo bucal.

O aparelho machuca?

Geralmente o aparelho não machuca. Após algumas visitas os dentes podem ficar doloridos por alguns dias. No entanto, após a maioria das visitas, os pacientes não sentem qualquer dor. Nós muitas vezes recordamos os nossos pacientes: “Ele não tem que doer para trabalhar!”

Com qual freqüência eu terei consultas de controle?

As consultas de controle levarão em conta a fase do tratamento em que o paciente se encontra. Após a completa montagem do aparelho, as consultas de manutenção serão a cada 3 ou 4 semanas.

Quanto custará o tratamento?

As informações de custo serão passadas na consulta de avaliação, considerando-se cada caso em particular.

Quanto tempo vai demorar para completar o tratamento?

O tempo de tratamento depende do problema específico de cada paciente ortodôntico. Em geral, o tratamento varia de 12 à 36 meses.

Precisarei extrair dentes para corrigir a posição dos dentes?

Dentes retos e um perfil facial equilibrado são o objetivo da ortodontia. Algumas vezes, a remoção de dentes é necessária para alcançar o melhor resultado ortodôntico. A extração dentária nem sempre é necessária para tratamento ortodôntico.

O que eu aprenderei na avaliação ortodôntica?

Você saberá se possui algum problema ortodôntico, e se afirmativo, qual o problema e a solução.
Qual tipo de aparelho mais indicado para o seu caso.
Se há a possibilidade ou necessidade de extrair algum dente.
Tempo para a conclusão do tratamento.
Custo do tratamento e forma de pagamento.

O que acontecerá na consulta de avaliação ortodôntica?

Você irá responder um questionário ondonto-médico, e em seguida iremos iniciar o exame clínico de avaliação ortodôntica para podermos definir se você necessita usar aparelho.

Os dentes irão se alinhar com o crescimento?

Não. O espaço disponível para os dentes anteriores não irá aumentar ã medida que estão “crescendo”. A largura facial aumenta até a idade de 8-9 anos. Na maior parte das pessoas, após o aparecimento dos molares permanentes (6-7 anos), o espaço disponível para os dentes da frente diminui com a idade.

Com que idade deve-se fazer a primeira avaliação ortodôntica?

A primeira avaliação ortodôntica é recomendada aos sete anos de idade ou quando os dentes permanentes anteriores interrompem (começam a nascer). Este procedimento permite a identificação de eventuais problemas, bem como desenvolver o início de qualquer tratamento interceptativo indicado. O tratamento precoce, quando indicado, pode ser extremamente valioso na prevenção de futuros problemas dentários na mandíbula ou maxila em desenvolvimento. Na maioria dos casos, o tratamento não inicia antes dos 10/12 anos de idade. Mesmo que nenhum tratamento é recomendado na primeira consulta, as informações a partir do exame radiográfico são úteis para avaliar o crescimento e desenvolvimento para as futuras avaliações.

Por que você deve procurar um especialista?

Os dentes e algumas estruturas faciais são permanentemente modificadas pelo tratamento ortodôntico. É importante que o tratamento seja apropriado e concluído. Um ortodontista possui treinamento especial em crescimento e desenvolvimento da face, biomecânica, materiais dentários, e reconstrução estética que permitem prestar aos pacientes um tratamento profissional e personalizado.

Para maiores informações, consulte os especialistas da sua região reconhecidos pelo Conselho federal de Ortodontia.

 

Deixe uma pergunta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>